www.nanirodrigues.com.br

nanirodrigues.turismo@gmail.com
www.facebook/nanirodrigues.expedicaocultura

CURRÍCULO DE GUIA DE TURISMO


Minha história com o Turismo inciou quando comecei nos primeiros projetos da faculdade, em 2002, que envolviam a pesquisa, estudo e ensino da História Local. Uma das dinâmicas destes projetos era justamente, levar os seus atendidos, alunos da rede pública de ensino, a fazer visitas orientadas pelos lugares históricos de Niterói. 

Surgia ali, a minha função de "guia", ainda que sem formalização. Naquela época, eu definia isto como "orientação cultural". Da UFF, onde cursava faculdade de História, comecei a prestar serviços para as áreas de Cultura e Turismo do Serviço Social do Comércio. Ao mesmo tempo, eu desenvolvia pesquisas sobre história local e isso era um atrativo para as atividades turísticas do SESC. Resultado, trabalhei em projetos, onde eu ia palestrando sobre História nas excursões e passeios turísticos, onde o guia oficial fazia apenas o operacional. 

Eu era Historiadora mas exercendo em parte, algumas funções de Guia de Turismo. 

Em 2004, participei da criação de uma ong chamada CDPATH - Centro de Desenvilmento do Patrimônio Cultural Turismo e História. Nos seus momentos iniciais, mesmo sem nenhuma regulamentação jurídicas, desenvolvemos algumas atividades culturais na cidade de Niterói. E entre estas atividades, estava um projeto de minha autoria chamado "Passo a Passo nos Espaços da História". Era na verdade um projeto de walkingtour, com roteiros pelo centro de Niterói e bairros vizinhos. O projeto foi feito por 3 anos e executa pela última vez na agenda do SESC Niterói. Eu criei e guiava os grupos pelos roteiros da cidade. 

Depois dessas experiências, pensei em fazer um curso de Guia de Turismo, pois poderia colocar em prática tudo que eu vinha fazendo mas de uma maneira mais autônoma. O grande problema era que nao existia curso de formação em Niterói. E minha agenda de trabalho estava bem concorrida. Eu dava aulas para o Ensino Fundamental, trabalhava como Historiadora na Câmara Municipal de Niterói e ainda prestava serviço como Historiadora contratada para ongs da cidade. Sem contar os projetos de exposição, livros e atividades prestadas ao SESC Niterói e unidades do Rio de Janeiro. 


Eu na minha Turma do Curso de Guia de Turismo
em visita Técnica ao Crito Redentor. CIETH, 2007.

No ano 2008, essa oportunidade apareceu. O Ministério do Turismo, fechou uma parceria com a Neltur, orgão de Turismo da cidade de Niterói. Nesta parceria, foi ofertada a cidade, cursos técnicos na área de Turismo. Realizada a licitação, saiu-se  vencedora a Escola Técnica de Turismo CIETH - RJ, que foi a responsável pelos cursos. Dentro deste contexto, assim como outros candidatos, realizei uma prova eliminatória no Teatro Popular de Niterói. 

Passei nesta avaliação e fui contemplada com uma vaga no Curso Técnico de Guia de Turismo Regional Rio de Janeiro, onde me capacitei gratuitamente. Em 2009, recebi minha credencial de Guia de Turismo e dei adeus às ações culturais demoradas, finalizei as pesquisas e passei a me focar no Turismo. 


Nos anos em iniciais, prestei serviços para várias empresas de Turismo Pedagógico, trabalhando aulas de História em espaços turísticos. Fui ampliando minha atividade e passei a estudar a parte mais técnica da profissão. 



Turismo Pedagógico - Atendimento de grupos escolares.
 Local: Centro de Visitantes do Caminho Niemeyer, 2012
Passei a levar meus alunos para passeios pedagógicos e isto acabou levando pais e amigos a solicitar uma programação de passeios que eles também pudessem ir. A atividade estava aumentando. Passei a me dedicar com mais concentração no estudo técnico, histórico e turístico do centro do Rio de Janeiro. Temas, possibilidades, lugares não visitados. Usos variados do espaço para atividades turísticas.  Surgia aqui o projeto Expedição Cultura - Turismo Cultural, Histórico e Pedagógico que hoje, constitui a empresa que dirijo. 


Minha primeira turma de formação em Guias de Turismo, na Escola Técnica de Turismo CIETH - RJ


Em meio a este processo, fui convidada para dar aula de História Aplicada ao Turismo no primeiro projeto particular de filial da Escola Técnica de Turismo CIETH em Niterói. Este projeto durou a formação de uma única turma de guias de turismo e por motivos estruturais não vingou. 

Da unidade Niterói, passei a dar aulas de técnica turística (visitec) nos principais roteiros a pé do Rio de Janeiro para o curso de Guia de Turismo do CIETH Rio de Janeiro.  Paralelamente prestava serviços para diversar empresas do mercado turístico e planejava todas as programações da Expedição Cultura Turismo, que além de agência de turismo, passou a oferecer ao publico serviços de consultoria (Turismo, Marketing Digital, História, Cultura, Artes). 



Trabalhos de Turismo Social com atendimento pela Expedição Cultura Turismo. Na foto: Grupo da APPAI-RJ em visita a Ilha de Paquetá. 

Como Historiadora e Guia de Turismo, fiz de meu objeto de trabalho aulas de História e projetos especiais para diversos públicos, sempre trabalhando a História como ferramenta turística. Dentro desta esfera, procurei me especializar ou ter experiências em Rio de Janeiro (Estado e Cidade) e regiões brasileiras com grande apêlo histórico tais como as cidades do Vale do Paraiba Paulista e Fluminense, cidades mineiras (Mariana, Ouro Preto e Congonhas).





IMERSÃO EM HISTÓRIA NO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL


Trabalho com Turismo e História para todas as idades e públicos. Além de dirigir minha própria empresa dentro desta meta, continuo prestando serviços para várias empresas e hoje sou professora de ensino técnico nas escolas CIETH  e SENAC - RJ. 








PERFIL PROFISSIONAL

Formação: Técnico em Guia de Turismo Regional Rio de Janeiro, Excursão Nacional e América do Sul | Agente de Viagens em Turismo

Áreas de atuação: Turismo Cultural, Histórico, Pedagógico, Acadêmico, Lazer, Religioso, Walkingtour, City Tour, Viagens técnicas e de Laboratórios, Workshops de prática turísticas e treinamento gerencial de Guias de Turismo.